sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dezesseis presos fogem de presídio em SC


Dezesseis presos fugiram do presídio de Blumenau, em Santa Catarina, na madrugada desta sexta-feira (26). Eles abriram um buraco na parede de uma cela, onde estavam 31 presos. A ruptura na parede levava a um túnel. O grupo saiu em um ribeirão.
A fuga foi descoberta às 7h, durante a troca de turno dos guardas. Dois detentos foram recapturados durante o período da manhã. A Polícia Militar (PM) realiza buscas na cidade.


A direção do presídio se reuniu na manhã desta sexta-feira e ainda não se manifestou sobre o assunto. Também não foi informado se havia alguém na guarita durante a madrugada.

Lucas Scheidt


domingo, 14 de setembro de 2008

Granizo devasta município do Alto Vale

Além de 506 moradias afetadas, 13 instituições públicas, incluindo hospitais, postos de saúde e estabelecimentos comerciais foram danificados. Quinta-feira à noite, três pessoas chegaram a ficar desalojadas e outras 12, desabrigadas. Sexta-feira, porém, elas já haviam voltado para casa. Dos cerca 3,5 mil moradores do município, 1,5 mil foram atingidos pelo temporal.Chegou a faltar telha de eternit em Witmarsum, devido à grande procura dos moradores. A prefeitura providenciou lonas e plásticos para cobrir os buracos dos telhados das casas. Acionada, a Defesa Civil também distribuiu 3,5 mil telhas e 30 colchões para a população afetada. Os prejuízos financeiros, no entanto, ainda não tinham sido contabilizados até sexta-feira à noite. Além do Centro, as localidades Margem Esquerda, Serra do Cambará e outras regiões do interior foram atingidas.Na quinta-feira à noite, a chuva de granizo também atingiu as cidades de Irani, Campo Êrê, Palma Sola e São José do Cedro.

Lucas Scheidt

sábado, 6 de setembro de 2008

O ciclo migratório do marreco

O marreco, símbolo da culinária alemã no Vale do Itajaí, viaja milhares de quilômetros antes de chegar às mesas das Festas de Outubro. Os pais das aves consumidas na região são franceses. A empresa Villa Germania, com sede em Indaial, importa 13 mil ovos da França por trimestre. Eles dão origem a machos e fêmeas reprodutores.Acondicionados com cuidado em caixas de papelão, os ovos partem de Paris, pelo Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, e chegam a terras brasileiras por Guarulhos (SP). Um caminhão da empresa os traz até Indaial, onde permanecem incubados por 28 dias. Assim que nascem, os marrecos pegam a estrada novamente até as granjas de matrizes em Mafra, no Planalto Norte.

Lucas Scheidt

Momento da inauguração