quinta-feira, 6 de março de 2008

Mar Proibido



Ninguém poderá tomar banho de mar, surfar, nadar ou mergulhar a partir de hoje nas praias e balneários de São Francisco do Sul e Itapoá. A Justiça Federal em Joinville, numa decisão do juiz Roberto Fernandes Júnior, interditou ontem à tarde todas as praias que foram atingidas pelo óleo que vazou da barcaça tombada na entrada do Porto de São Francisco em 30 de janeiro. O cumprimento da medida deverá ser fiscalizado pelas polícias Federal e Ambiental.
Como ainda não se sabe exatatamente a quantidade de óleo que vazou para o mar, a Justiça Federal resolveu acatar o pedido dos ministérios públicos Federal e Estadual até que um laudo pericial comprove a balneabilidade (boa qualidade da água) das praias, processo que levará cerca de 30 dias.
A empresa NorSul, dona da embarcação, já foi notificada e terá que colocar placas com a frase: "Praia interditada pela Justiça Eleitoral conforme decisão ou da ação civil nº 2008.72.01.000630-2". As placas deverão ser colocadas a cada 200 metros de distância uma da outra por toda extensão das praias consideradas prejudiciais. Estima-se que cerca de 400 placas deverão ser colocadas ao total, e o caso a empresa não as coloque, pode pagar uma multa de cerca de 10 mil reais por dia.

Matheus Beraldo

Um comentário:

LUCHETTA disse...

Esse vazamento de óleo complicou a vida de muito pescadores da Baía da Babitonga, que agora estão sendo indenizados.

Abraço
Prof Luís Henrique Luchetta


Momento da inauguração