sábado, 31 de maio de 2008

Começa na segunda a perícia na fábrica da Perdigão em Videira

A área de aproximadamente 4 mil metros quadrados incendiada da unidade industrial da Perdigão de Videira passará por uma perícia do Corpo de Bombeiros nesta segunda. A partir das 10h, um capitão de Chapecó deve estar na fábrica para, além de confirmar as causas do incêndio, avaliar o que pode ser mantido e o que deverá ser considerado comprometido na estrutura da empresa. Também serão feitas perícias pela seguradora e pelo setor de engenharia da Perdigão.

De sexta-feira até este domingo, uma empresa especializada no transporte de gás fez a retirada da amônia que estava no reservatório que abastecia o setor de aves, a parte da unidade atingida pelo incêndio. Conforme o diretor de relações institucionais da Perdigão, Ricardo Menezes, na empresa de Videira são dois reservatórios com capacidade para 35 mil quilos de gás amônia. Somente um foi esvaziado, mas a quantidade do gás era próxima a 20 mil quilos.

O gás amônia que vazou durante o incêndio, entretanto, não estava nos reservatórios, e sim nas tubulações. Foi por esse motivo que, mesmo com o uso de máscaras protetoras, dois bombeiros que trabalharam no combate às chamas tiveram dores de cabeça e no estômago e vômitos com sangue. Um, de acordo com o sargento Valmir Parise, continua internado e o outro foi liberado no sábado.


Paulo Fernando

domingo, 18 de maio de 2008

Aonde vamos parar?

Nos EUA, nação que se considera modelo do mundo moderno e democrático, gasta 2 bilhões de dólares por dia em armamentos e menos de 200 dólares para a pesquisa da cura de doenças como malária e tuberculose.É muito dinheiro sendo desperdiçado que poderia ajudar a preservar o planeta.

Não nego que muitos produtos industrializados, ajudaram e muito a humanidade em conforto, segurança, qualidade e rapidez. Acabamos escravizados ao dinheiro, que não é mais usado para nosso beneficio, o amor é visto por nós como fraqueza, e a bondade como ingenuidade; a agressão como sinônimo de força, e a arrogância são vista como superioridade; a violência como poder, e a tolerância e a mansidão como um ato dos alienados.
E através desse desenvolvimento todo, por trás, se esconde um enorme problema, o caos da poluição, mau reaproveitamento, trabalho explorado, entre outros.
Devemos para de se conformar com a situação e só reclamar ou fazer algo quando a “água bater na bunda”, e tomar atitude já, antes que seja tarde.

Caso essa tomada de consciência não ocorra rapidamente, não haverá o que possa ser feito para darmos um stop à destruição do mundo.


Paulo Fernando

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Começa operação para retirar draga naufragada no Litoral Norte de SC

Mergulhadores trabalham desde esta terça-feira para preparar cinco peças da Draga Cidasc-5, naufragada próximo à Praia de Cabeçudas, em Itajaí, para serem içadas. A draga será rebocada até o molhe próximo à praia da Atalaia.
A draga de 53 toneladas naufragou no dia 15 de janeiro entre o Canto do Morcego, na Praia Brava, e a ponta do Farol de Cabeçudas, a 200 metros da costa. Ela foi dividida em peças para facilitar sua retirada.

O objetivo é remover as cinco peças (dois flutuadores, duas estacas e uma lança) de uma só vez.



Paulo Fernando

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Explosão em mina deixa 2 desaparecidos e fere 7 em SC

Duas pessoas estão desaparecidas, sete já foram resgatadas pelos Bombeiros e outras 28 seguem em contato via rádio com as equipes de resgate após, no início desta madrugada, ter ocorrido uma explosão na mina Novo Horizonte, da empresa de mineração Catarinense, na cidade Lauro Müller, no sul do Estado de Santa Catarina.

Lucas Scheidt

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ciclone extratropical se forma no litoral de SC


As 18 hrs, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, registrou ventos de até 80km/hr na Ilha de Arvoredo e, em Governador Celso Ramos. O forte vento e chuva por todo estado são resultados do ciclone extratropical que se forma na costa catarinense.
A defesa civil, e o serviço de metereologia alertam que durante a noite de sexta para sábado, os efeitos podem ser ainda maiores com rajadas de vento de até 120 km/hr e ondas de até 5 metros.

Matheus Beraldo, Lucas Scheidt

Momento da inauguração